top of page

ESPECIALIDADES

Dentística
Cirurgia
Odontopediatria
Prótese
Estética Dental

*O que é estética dental?

É a especialidade que visa melhorar a cor, formato e posição dos dentes, harmonizando a estética e sorriso do paciente.

*Por que realizar a estética dental?

Padrões de beleza vão se modificando com o passar das décadas, e atualmente o que os pacientes procuram são sorrisos cada dia mais bonitos e dentições cada dia mais perfeitas. Estes pacientes são estimulados principalmente pela mídia, pois se espelham nos sorrisos de artistas e celebridades que melhoram o seu sorriso com facetas e lentes de contato em porcelana, o famoso "SORRISO DAS ESTRELAS". Atualmente a colocação de facetas ou lentes de contato em porcelana superam a de próteses mamárias.

*Quais os procedimentos que englobam a estética dental?

Os tratamentos mais comuns de estética são: os clareamentos, que podem ser realizados a laser ou caseiro; facetas ou lentes de contato em porcelana, que são capas coladas na face anterior dos dentes melhorando a cor, posição e/ou forma.

Endodontia

*O que é endodontia?

É a especialidade que trata do canal localizado no interior do dente, neste canal é onde se encontra a inervação do dente, dando a ele vitalidade através de irrigação sanguínea e sensibilidade através das inervações.

*Por que acontecem os problemas de canal?

A maioria dos problemas de canal acontecem quando uma cárie se aprofunda e chega até a polpa do dente causando inflamação e posterior infecção, isto também pode ocorrer em alguns casos por trauma dental ou fratura. 

*O que é um tratamento de canal?

- É a remoção da inervação do dente em casos de inflamação ou necrose do mesmo, promovendo a eliminação da dor ou de uma infecção, neste tratamento a polpa inflamada ou necrosada/contaminada é retirada e esse espaço interior do dente é limpo e descontaminado com ajuda de instrumentais e medicações próprias. Posteriormente, o espaço, antes ocupado pela polpa, é preenchido com um material que vedará a raiz do dente, impedindo sua recontaminação.

*Depois do tratamento de canal, a estética e função do dente fica afetada?

- A estética não sofre nenhuma alteração pelo fato deste tratamento ser interno, já a função, desde que após o tratamento a anatomia do dente seja restabelecida, ela volta ao normal.

Periodontia

*O que é periodontia?

É uma especialidade da odontologia responsável por toda a estrutura que circunda os dentes: tecido gengival, osso e ligamento periodontal.

 

*O que causa as doenças periodontais?

As doenças periodontais geralmente são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso de placa bacteriana na superfície dos dentes, causando uma inflamação, chamamos de GENGIVITE. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado, havendo uma perda óssea, chamamos de PERIODONTITE.

*Como é o tratamento periodontal?

No tratamento peridontal são realizadas sessões de raspagens que podem ser manual ou através de aparelhos de ultrassom. O tempo e o resultado do tratamento dependem do grau da doença periodontal; sendo necessárias sessões básicas, moderadas ou avançadas; e da cooperação do paciente. Após o tratamento, é dada orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa.

 

*Qual é o risco de não se realizar o tratamento periodontal?

Quando não tratada, a doença periodontal pode causar mobilidade dental, sensibilidade dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso, perda do dente, além de várias conseqüências com relação à oclusão.

Ortodontia

*O que é ortodontia?

É a especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes através de movimentações dentárias e/ou ósseas, em casos de apinhamento dental, mordida aberta, mordida cruzada, entre outros.

*O que um dente mal posicionado pode causar?

Dificuldades de higienização, podendo ser acometidos por cáries ou doenças gengivais; dores dentárias, nas articulações e musculares na região de cabeça e pescoço devido a falta de equilibrio na mastigação; além é claro de prejudicar a estética.

 

*Como saber se preciso colocar aparelho?

Isso é decidido por um profissional preparado para realizar um bom diagnóstico com base em alguns exames específicos, caso seja indicado, o profissional irá desenvolver um plano de tratamento ideal para o caso.

 

*Por quanto tempo irei usar o aparelho?

O tempo de tratamento dependerá da complexidade do caso, mas também da cooperação do paciente, que deverá colaborar com a frequência nas consultas, higienização e cuidado com o aparelho dentário.

Implantodontia

*O que é um implante dentário?

Implante dentário é um pino de titânio colocado no osso, substituindo a raiz do dente perdido, sobre esse implante é instalado a prótese dentária em porcelana de forma imediata ou tardia.

*Todos as pessoas podem fazer implante dentário?

Todos podem se submeter ao tratamento, inclusive pacientes com doenças sistêmicas, como: pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, osteoporose, entre outras, desde que elas estejam controladas. Pacientes que possuem pouco osso também podem fazer implante, onde abrimos mão de enxerto ósseo.

 

*Como é o tratamento?

A primeira e mais importante das etapas é a de planejamento, esta fase é para descobrir quais as necessidades do paciente e quais as reais possibilidades de trabalho que existem. Após a definição do tipo de trabalho a ser realizado, inicia-se a fase cirúrgica, onde os implantes são colocados no osso. A terceira etapa é a protética, onde é instalado o dente propriamente dito, este é confeccionado em porcelana. Esta prótese pode ser instalada de forma imediata (carga imediata) ou tardia, onde se aguarda o período de 4 a 6 meses para que ocorra a osseointegração, ou seja, a integração entre o osso e o pino,  para a finalização do trabalho.

*Pode ocorrer rejeição?

Com relação ao material, pelo fato de ser confeccionado em titânio não existe risco de rejeição. De acordo com a literatura a chance de rejeição é de 3%, esta se dá normalmente por omissão de alguma doença sistêmica ou falta de cuidados pós-operatórios pelo paciente.

 

*Como é o pós-operatório?

Na grande maioria dos casos é bem tranquilo, parecido com uma extração simples. Em casos mais simples o repouso de um dia já é o suficiente.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

  • Facebook Social Icon

© 2016 criado por Mauricio Kato com Wix.com

bottom of page